Desde segunda-feira (9), quem passa pela Avenida Nilo Peçanha identifica uma nova obra em execução. O asfalto será trocado entre a a rua Tomaz Gonzaga e a avenida João Wallig, no sentido Centro-bairro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, nos 970 metros será feita uma recuperação asfáltica completa. A recuperação será realizada nos dois sentidos da via e haverá estreitamento de pista onde os serviços estiverem ocorrendo. A previsão é que a obra seja concluída no início do segundo semestre deste ano.
O asfalto começou a ser retirado em trechos de sete paradas de ônibus. No local serão instaladas placas de concreto, mais resistentes para a circulação de veículos pesados. Depois o projeto prevê a recuperação estrutural de todo o asfalto, que será removido para aplicação de nova camada de pavimento.
Em 2021, um trecho aproximado de 2,5 quilômetros da Nilo Peçanha foi recuperado entre a rua Tomaz Gonzaga e a avenida Ipê. O serviço está sendo retomado após a conclusão das obras de macrodrenagem do Arroio Areia, realizadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
- Estamos iniciando a segunda etapa de recuperação agora em janeiro, após as festas de fim de ano, a pedido dos comerciantes da região e também porque é um período com trânsito mais tranquilo na Capital. Este é um trabalho preventivo, fundamental em grandes vias como a Nilo, na qual há escola, universidade e comércio -, explica o secretário Marcos Felipi Garcia.
Estão sendo investidos R$ 5,2 milhões nas duas etapas da recuperação asfáltica.