Os turistas que visitam a região das Hortênsias continuarão tendo a opção de se deslocar por avião nos seus deslocamentos. A Secretaria Nacional de Aviação Civil e o governo do Estado firmaram um convênio para desenvolver o aeroporto da cidade de Canela.
Nele, a Secretaria Estadual de Logística e Transportes se compromete a ampliar o uso do terminal. O acordo passa a valer a partir de 14 de junho e tem validade de 35 anos, com possibilidade de prorrogação.
O aeroporto era gerido pela prefeitura. Mas a administração municipal enfrentava problemas para atender as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil.
Por causa disso, a outorga foi devolvida à União. Para evitar que o aeroporto fosse fechado, o governo do Estado propôs assumir a sua gestão.
Semanalmente, o terminal recebe um voo da companhia Azul, que conecta a cidade serrana com Porto Alegre. Uma aeronave de pequeno porte - 9 lugares - é utilizada. A passagem pode ser encontrada por valores entre R$ 400 e 500. A parceria pretende ampliar a categoria do aeroporto, o que o habilitaria a receber mais voos.
A intenção da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, por exemplo, é que o terminal receba os investimentos necessários que garanta a ampliação do número de voos para até três por semana. Essa decisão, porém, cabe às companhias aéreas.
A cidade também espera a construção de um aeroporto internacional. A autorização foi dada em 2019 pelo governo federal. Segundo a prefeitura, o projeto está em fase de licenciamento ambiental. A previsão é de que a construção do novo terminal seja iniciada em setembro de 2024.