Há dois meses, a Avenida Nilo Peçanha voltou a ter desvios no trânsito. É a segunda intervenção que a via da zona norte de Porto Alegre recebe nos últimos 28 meses.
Em um trecho de 970 metros, entre a rua Tomaz Gonzaga e a avenida João Wallig, está ocorrendo obras de troca de asfalto. Atualmente, o serviço está concentrado no entorno de sete paradas de ônibus.
Os locais vão receber placas de concreto, mais resistentes à frenagem e aceleração dos veículos do transporte coletivo. Este trabalho será finalizado em abril, após o tempo de secagem necessário.
Depois disso começará a raspagem do asfalto antigo para a aplicação do novo. A previsão é que a obra seja concluída no início do segundo semestre deste ano, em julho. Estão sendo investidos R$ 5,2 milhões nas duas etapas da recuperação asfáltica.
Enquanto isso, os motoristas precisam usar apenas uma das três faixas de tráfego nos pontos com obras, o que ocasiona congestionamentos frequentes. Os trabalhos ocorrem após o Natal a pedido dos comerciantes da região.
Segundo intervenção
Entre julho de 2021 e maio de 2022, um trecho aproximado de 2,5 quilômetros da Nilo Peçanha foi recuperado entre a rua Tomaz Gonzaga e a avenida Ipê. No local ocorreram obras de macrodrenagem do Arroio Areia, realizadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Isso significa que, nos últimos 28 meses, a avenida teve alterações em 19 meses.