Em março, as obras de duplicação da Avenida Tronco vão completar 11 anos. A construção já tem as mãos de três prefeitos: José Fortunati, Nelson Marchezan e Sebastião Melo.
Enquanto não consegue ver a liberação total dos 6,5 quilômetros, a prefeitura vai entregando pequenos trechos. O penúltimo deles será inaugurado na quinta-feira (29), às 7h.
Trata-se de uma área de 200 metros, que envolve a Avenida Divisa, entre a Rua Ursa Maior e Rua Cruzeiro do Sul, no bairro Cristal. Faltará apenas realizar alguns serviços menores, como o plantio de grama em e instalação do meio-fio.
Quando isso ocorrer, a duplicação terá 5,4 quilômetros prontos, ou seja, 83%. Restará finalizar 1,05 quilômetro.
Essa última parte da duplicação será entregue em março, quando a obra estará completando o seu último aniversário. Ela envolve o trecho entre a Travessa Viamão e a Avenida Teresópolis, próximo da Penitenciária Feminina Madre Pelletier.
Um dos grandes motivos pelo atraso na execução dos trabalhos foi a necessidade de realocar 1.470 famílias, que residiam no traçado da duplicação. A última mudança só foi realizada em 2022.
A maior obra da Copa de 2014 em Porto Alegre
A duplicação da Avenida Tronco deveria ter sido entregue até junho de 2014. Estão sendo investidos R$ 129 milhões somente na duplicação, sendo assim a construção que mais exigiu recursos.
Resta um
A outra obra da Copa em andamento é a ampliação da Avenida Severo Dullius. A via está sendo aumentada em 1,9 quilômetro. A construção será finalizada em março de 2023, dando fim a uma relação de 16 melhorias viárias, que consumiram muito mais tempo, paciência e dinheiro dos porto-alegrenses.