O avanço nas obras da duplicação da Avenida Tronco é notório. Os quatro lotes já tem algum tipo de serviço de pavimentação com asfalto, uns com mais trechos, outros com menos, mas todos já chegando nesta etapa da construção.
Na segunda-feira (6), um trecho de 320 metros começou a receber este serviço. Ele está localizado nas proximidades da avenida Teresópolis. As obras na região começaram depois que a prefeitura conseguiu retomar um terreno de 12,7 mil metros quadrados.
- Após a vitória judicial, que determinou o direito da Prefeitura de ocupar o espaço, abrimos frente de trabalho imediatamente. Executamos a limpeza, a terraplanagem, e a execução da base para receber o asfalto -, conta o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.
Dos 6,5 km da duplicação, 4,8 já estão em uso, o que representa 73% do traçado liberado ao tráfego. Alguns dos trechos já estão prontos, outros ainda precisam de intervenções finais.
Os lotes 3 e 4 são os que mais tem trechos prontos e em fase de conclusão. Eles já estão na etapa de implantação da sinalização.
- Este é mais um grande avanço atingido neste ano, que é o melhor de toda a história da execução. A pavimentação do trecho 1 marca o início da reta final desta obra. No ano que vem, iremos cumprir com nosso compromisso: virar de uma vez por todas a página das obras da Copa em Porto Alegre -, concluiu.
A duplicação, projetada para a Copa do Mundo de 2014, tem previsão de término em dezembro de 2022. Desde que a obra começou - em março de 2012 -, 1.467 famílias já conseguiram mudar de endereço. Mas ainda restam três famílias no futuro traçado da avenida. A expectativa é que as reintegrações de posse ocorram no primeiro semestre de 2022.
Estão sendo investidos R$ 129 milhões na obra. A construção atingiu 55% de execução nos trechos 1 e 2 e 75% nos 3 e 4.
Trechos em pleno uso:
- Rua Gastão Mazeron, entre as ruas Catão Coelho e Beco do Pezzi
- Avenida Divisa, entre a rótula da Avenida Icaraí e Avenida Caí
- Rua Cruzeiro do Sul, entre a Rua Neves e a Avenida Francisco Massena Vieira
- Avenida Teresópolis, entre a ruas Professor Carvalho de Freitas e Anchieta
Trecho em uso com capacidade limitada:
- Rua Cruzeiro do Sul, entre as ruas Padre Nóbrega e Neves
- Avenida Moab Caldas, entre Avenida Francisco Massena Vieira e Rua Gabriel Fialho Camargo