Ela está atrasada. Aliás, bem atrasada. Mas os últimos seis meses da duplicação de 6,5 quilômetros da Avenida Tronco apresentaram o maior avanço desde o início dos trabalhos, há quase 10 anos.
Os lotes 1 e 2 tiveram evolução de 12%, chegando a 52% no percentual total. Como forma de comparação, todo o ano passado teve avanço de 8%. A expectativa da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) é que estes trechos sejam concluídos até o fim do ano que vem.
Já os lotes 3 e 4 avançaram 25% no mesmo período, o que manteve a expectativa de conseguir entregar estes dois pontos sejam finalizados até dezembro de 2021.
Em todo o ano passado, foi possível evoluir apenas 2% das obras previstas para essa região. Até agora, 70% dos serviços previstos foram realizados.
- Se considerarmos o histórico do cronograma, e os problemas enfrentados, pode-se dizer que tivemos um semestre extremamente positivo para a obra - destaca o secretário Pablo Mendes Ribeiro.
De todo o traçado previsto, 1,7 quilômetro já estão prontos. Dois quilômetros estão quase concluídos. Outros dois quilômetros estão em execução, com mais de 50% do serviço realizado. O restante ainda depende da reintegração de posse de 15 famílias, que residem em oito terrenos por onde a duplicação irá passar.
Obra completará uma década
Integrante da lista de obras da Copa de 2014, a duplicação começou em março de 2012 e parou em outubro de 2016, por falta de recursos. Os serviços foram retomados em junho de 2018 e suspensos em julho de 2019, por atrasos no pagamento da construtora responsável.
Em fevereiro de 2020, a prefeitura solicitou para que a construtora Pelotense voltasse para a obra, pedido que foi atendido. O medo era que a Caixa Econômica Federal anunciasse o cancelamento do contrato por falta de execução de trabalho depois de dez meses parado.
A obra prevê o alargamento e urbanização de uma série de vias como Divisa, Cruzeiro do Sul, Moab Caldas, Silva Paes, Teresópolis e Gastão Mazeron desde as proximidades do Jockey Club até uma rótula em que a obra se bifurca: um ramo segue em direção ao Estádio Olímpico, e outro encontra a Terceira Perimetral.
Além da duplicação, a obra prevê drenagem, implantação de corredores de ônibus, ciclovia, sinalização e nova iluminação pública. O investimento chega a R$ 129 milhões. Desse total, R$ 62,42 milhões foram pagos.