A obra avança, assim como a paciência de quem precisa conviver com uma construção que nunca termina. A duplicação da Avenida Tronco é uma intervenção que já dura 11 anos e meio.
E será necessário esperar para vê-la totalmente completa. Dos 6,5 quilômetros que estão sendo duplicados, 5,2 quilômetros estão em uso. Isso representa 80,46% do traçado definitivo pronto.
Do trecho aproximado de 1,3 quilômetro que ainda não foi liberado para uso dos veículos, uma área de 200 metros será entregue em dezembro. Ele está localizado na região que envolve a Avenida Icaraí, Rua Ursa Maior e Rua Cruzeiro do Sul, no bairro Cristal.
A pavimentação já foi concluída. Paradas de ônibus novas estão sendo instaladas. Falta concluir pinturas de sinalização, instalação de sinaleiras e realizar reparos em calçadas.
O outro trecho em obras envolve 1,05 quilômetro, no bairro Medianeira. Está sendo construída uma rótula na Avenida Carlos Barbosa, envolvendo a Avenida Moab Caldas e Rua Sepé Tiarajú.
Além disso, a duplicação está avançando pela Avenida Silva Paes. Pela previsão da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), esse trecho só ficará pronto em março de 2023.
Um dos grandes motivos pelo atraso na execução dos trabalhos foi a necessidade de realocar 1.470 famílias, que residiam no traçado da duplicação. A última mudança só foi realizada em 2022.
A maior obra da Copa em Porto Alegre
A duplicação da Avenida Tronco começou em março de 2012 e deveria ter sido entregue até junho de 2014. Estão sendo investidos R$ 129 milhões somente na duplicação, sendo assim a construção que mais exigiu recursos. O montante é um pouco superior ao que a prefeitura pretende gastar em 2022 somente com o subsídio da passagem de ônibus.
A construção parou em outubro de 2016, por falta de recursos. Os serviços foram retomados em junho de 2018 e suspensos em julho de 2019, pelos mesmos motivos. Em fevereiro de 2020, a obra recomeçou para não mais parar. Além da duplicação, a obra prevê drenagem, implantação de corredores de ônibus, ciclovia, sinalização e nova iluminação pública.