O governador Ranolfo Vieira Júnior sancionou lei que altera a forma como o Internacional irá compensar o Estado pela doação de um terreno de 90 hectares na cidade de Guaíba. Na área, o Colorado projeta construir até 14 campos de futebol (veja abaixo).
A primeira parte do acordo já havia sido cumprida pelo Inter. O Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, ganhou iluminação cênica. Refletores foram instalados. O mesmo ocorreu no Palácio Piratini.
O próximo passo seria realizar obras em escolas da cidade de Guaíba. O Colorado aguardava as indicações dos imóveis para tratar das reformas. Porém, essa definição não ocorreu. No dia da votação, na Assembleia Legislativa, a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) reclamou da demora da Secretaria Estadual da Edução em definir as instituições de ensino a receber as melhorias.
Na nova redação da lei, agora, o Internacional poderá substituir a reforma por compra de equipamentos de tecnologia e fornecimento de equipamentos para repassar à rede pública estadual de ensino. A contrapartida atingirá 20% do valor do terreno que pertencia ao Estado.
A área foi avaliada em julho de 2019 em R$ 16,6 milhões. Dessa forma, o Colorado precisaria repassar R$ 3,32 milhões em equipamentos em valores a serem corrigidos.
Cidade do Inter
O projeto é chamado de Cidade do Inter. O novo Centro de Treinamentos (CT) deverá ser construído em duas etapas. A primeira, considerada mais barata, consiste em construir alojamentos, academias, refeitórios e campos oficiais para as categorias de base. Posteriormente, as obras envolvendo as necessidades do grupo profissional serão realizadas.
Mas antes das melhorias começarem a ser feitas na região, o Inter buscará parceiros para conseguir os recursos necessários. Após a conclusão de todos os projetos, o Colorado irá saber quanto precisará gastar.
Entre 10 e 14 campos de futebol devem ser construídos, além de um pórtico de entrada, dois prédios para alojamentos, sendo um para 80 jogadores da base e outro para 54 profissionais da equipe principal e comissão técnica.