Da parceria entre dois donos de food trucks de Porto Alegre surgiu uma sociedade. O tradicional xis do Mek Aurio e os espetinhos do Churrasquinho D'Gato decidiram se unir em um dos negócios.
Ambos os proprietários adotaram o viaduto Dom Pedro I, no bairro Praia de Belas. O espaço foi transformado. Pinturas da fauna e da flora do Rio Grande do Sul foram reproduzidas nos pilares da estrutura.
Além disso, o local usado para venda de lanches ganhou contêineres, decks de madeira e novo paisagismo. Os proprietários mantiveram seus pontos em um cada um dos lados do viaduto. O Mek Aurio foi o que primeiro a passar a funcionar.
Já a abertura do Churrasquinho D'Gato - bem conhecido pelo torcedores do Internacional na saída dos jogos -, foi adiada por um problema de saúde do proprietário. Tio Osório, como é conhecido, já voltou a atuar na frente da churrasqueira tradicional novamente. Porém, ele precisa se recuperar. Nasceu aí a oportunidade dos dois comerciantes se unirem.
Tio Osório passou a ter uma nova atribuição. Ele vai ao local cumprimentar os clientes, mas já não atua mais na boca da churrasqueira. Com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma nova marca foi criada. Daí surgiu o Churrasquinho D'Galeto & Gato.
Clientes aprovaram
Na quarta-feira (21), a partir das 18h, a churrasqueira já estava acesa e a carne no fogo. Mesmo sem a inauguração oficial - que irá ocorrer em 7 de janeiro -, o ambiente recebe os primeiros clientes, ao mesmo tempo em que são concluídos os últimos retoques, como a adesivagem.
O local conta com 15 mesas para aqueles que optarem por saborear o churrasquinho e tomar uma bebida. Mesmo assim, a churrasqueira segue à moda antiga, do lado de fora.
- A ideia é dar esse ambiente como alternativa para quem quer parar, comer com calma e mais conforto, tomar sua cervejinha. Mas também queremos manter a ideia da informalidade e a possibilidade do cliente pedir o churrasquinho e seguir andando - explica Aurio Giovanella.
Essa nova opção chamou atenção de fregueses antigos que já aproveitaram para conhecer o novo espaço, como é o caso do desenvolvedor de sistemas, Henrique Andreas, e sua namorada, a estudante Jordana Wolkmer, ambos de 24 anos.
- Eu sempre gostei do Churrasquinho d'Gato "das antigas", que a gente comprava e ia comer no carro nas saídas de estádio. Agora, desse jeito, a gente ganha a chance de comer mais tranquilo e sem fazer sujeira - afirma Henrique.
Para Jordana, a iniciativa reforça também a importância de recuperar espaços urbanos da Capital:
- Está tudo muito bonito no viaduto. Isso deixa a cidade mais atrativa e preserva esses lugares. A gente se sente até mais seguro agora ao passar por aqui.
Além do espaço comercial, com a churrasqueira, mesas e bar, o empreendimento contará com uma horta própria. Nela, foram cultivadas plantas que serão usadas no tempero dos churrasquinhos.