Importante via da zona sul de Porto Alegre, a avenida Vicente Monteggia passa por obras. Um trecho de 1,5 quilômetro está sendo alargado, entre a Avenida Cavalhada e a Rua Amapá.
Haverá uma faixa de deslocamento a mais em cada um dos sentidos. O objetivo é poder dar maior vazão ao deslocamento de veículos.
A obra é uma alternativa à duplicação da avenida, prometida há mais de dez anos. O alargamento iniciou-se no fim do ano passado e tem previsão de término até junho de 2023.
A intervenção é vista como complexa porque a avenida apresenta desníveis e diferentes tipos de espaço para os pedestres ao longo de toda a avenida. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), a obra foi dividida em sete etapas (veja abaixo).
Duas delas já foram concluídas, o que corresponde a 380 metros não contínuos. Outras quatro estão em execução. Um trecho de 258 metros, entre o Beco P. Souza e a Rua Modesto Pinto, ainda não recebeu obras.
- Essa é uma demanda histórica da região que, agora, está sendo viabilizada. O alargamento na avenida Vicente Monteggia, portanto, é a alternativa à tão esperada duplicação e foi a forma mais rápida e viável economicamente para melhorar o trânsito na região - destaca o secretário Marcos Felipi Garcia.
Além do alargamento, que inclui o deslocamento de postes de luz, estão sendo feitas melhorias no sistema de drenagem e a instalação de cordões de meio-fio. Já a reforma das calçadas é de responsabilidade dos proprietários dos imóveis da região.
Até agora, já foi investido cerca de R$ 1,8 milhão no alargamento da via. A Smsurb informa que as escavações em frente às casas e prédios comerciais são executadas ao final do dia para não prejudicar o comércio.
Após a conclusão dos serviços na Vicente Monteggia, será dado início ao alargamento da avenida Edgar Pires de Castro, entre a Estrada Gedeon Leite e Rua Raphael Loro. Será feito o alargamento de três metros de cada pista, reparos e instalação de rede de drenagem e instalação de meio-fio.
Sete trechos do alargamento:
- Avenida Cavalhada até Rua Fábio Araújo Santos - 192 metros = 100% pronto;
- Rua Fábio Araújo Santos até Rua Aurélio Tofanelo - 201 metros = 40% pronto;
- Rua Aurélio Tofanelo até Avenida Otto Niemeyer - 264 metros = 20% pronto;
- Avenida Otto Niemeyer até Arroio Teresópolis - 180 metros = 80% pronto;
- Arroio Teresópolis até Beco P. Souza - 188 metros = 100% pronto;
- Beco P. Souza até Rua Modesto Pinto - 258 metros = não iniciou ainda;
- Rua Modesto Pinto até R. Amapá + trecho da Vicente Monteggia - 202 metros = 90% pronto.