A Câmara de Vereadores de Porto Alegre está em obras. Desde os portões de entrada, uma série de melhorias está sendo realizada.
Inaugurada em 1986, a casa parlamentar da Capital foi recebendo melhorias ao longo do tempo, algumas delas envolvendo a criação de mais vagas para vereadores. Em 1986 e até 2004, a Câmara tinha 33 parlamentares, número que subiu para 36.
Com o passar do tempo, os gabinetes ocupados pelos homens e mulheres escolhidos pelo povo foram sofrendo adaptações. As maiores salas chegam a ter até 50m²; e os menores 35m². Ao final da reforma, eles terão entre 37m² e 42m².
Para criar um padrão, o presidente da Câmara, vereador Idenir Cecchim (MDB), autorizou uma reforma nos 36 gabinetes e nas 16 salas das bancadas dos partidos. Eles terão mesmo tamanho, padronização visual de circulação, melhor isolamento acústico e quantidade de acessos. Haverá também padronização de espaço de adesivagem de cada vereador, permitindo que todos tenham a mesma área de divulgação por gabinete.
A obra no primeiro gabinete iniciou em agosto e será finalizada agora em dezembro. Custou R$ 97,5 mil. A previsão é que a reforma nos demais terá um valor menor, pois as compras e execução ocorrerão em maior escala.
Com a implantação do novo gabinete a ideia é que todas as salas de vereadores fiquem concentradas no segundo andar da Casa. Já as bancadas e as comissões ficarão concentradas no terceiro andar. E, mesmo com todas as obras realizadas, a Câmara ainda irá devolver dinheiro para a prefeitura.
- A expectativa é que, mesmo com tantas obras de melhorias, graças aos nossos esforços para garantir economicidade, possamos devolver R$ 51,7 milhões ao cofres públicos neste ano - informa Cechim.
Painéis solares
Além disso, o parlamento porto-alegrense está recebendo placas solares. A instalação inicia-se em janeiro e será concluída em agosto. Mais de 900 placas serão instaladas na área de estacionamento. Com o fim da obra, 70% da energia elétrica da Casa virá da luz solar. O tempo de retorno do investimento previsto é de 9 anos.
Outras intervenções
A necessidade de se retirar duas árvores comprometidas, fez com que fosse necessário reparar o piso e ciclovia. Um novo acesso para pessoas com deficiência (PCD) pela Avenida Loureiro da Silva foi executado.
Foi também aberto um novo portão de acesso ao térreo, permitindo que pedestres e PCDs acessem o pavimento térreo sem a necessidade do uso de rampas. Todas as intervenções realizadas contaram com trabalho das equipes internas da Câmara.
- É importante mencionar o trabalho das nossas equipes de obras e manutenção, que atuaram em todo o processo, desde o desenvolvimentos dos projetos, na fiscalização e execução das obras, até a conclusão - destaca o chefe da seção de obras e manutenção do legislativo, engenheiro Wilson Cantes.