Iniciada no final de 2021, as obras de alargamento da Avenida Vicente Monteggia, na zona sul de Porto Alegre, terão mais uma etapa finalizada até o início de abril. A previsão é da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), responsável pelos trabalhos. O trecho próximo de ser concluído está localizado entre a Avenida Otto Niemayer e a Estrada Aracajú, com cerca de 400 metros.
O primeiro trecho, de cerca de 200 metros, está praticamente finalizado entre a Avenida Cavalhada e a Rua Fábio Araújo Santos. Além disso, há outros dois trechos com previsão de conclusão até o final de junho.
Um deles, entre a Rua Fábio Araújo Santos e a Avenida Otto Niemayer, será finalizado após o deslocamento de nove postes de energia elétrica. Além disso, um muro de contenção será erguido pela prefeitura.
Conforme o secretário da SMSUrb, Marcos Felipi, a decisão pelo alargamento da avenida foi a alternativa encontrada pela prefeitura para melhorar a mobilidade viária da região. Uma duplicação, que há muitos anos é aguardada pela comunidade, não seria possível neste momento.
— Fizemos uma reunião com os moradores e explicamos que uma duplicação envolveria todo um estudo e realização de desapropriações das construções que estivessem irregulares. No momento, não conseguiríamos realizar esse processo, mas o alargamento da avenida era uma alternativa e foi aceito pelos moradores — afirmou.
Ao todo, cerca de 1,4 quilômetro da avenida passará pelo alargamento e recuperação asfáltica entre a Avenida Cavalhada e a Rua Amapá. O restante da Vicente Monteggia, cerca de um quilômetro, ainda não tem previsão de passar por obras.
— Quando concluirmos esta etapa, será possível pensarmos em realizar alargamentos pontuais no restante da avenida. Mas, somente nos locais em que não exista a necessidade de desapropriações — ressaltou o secretário.