Desde terça-feira (5), quem passa à noite na frente do Palácio Piratini percebe a iluminação diferenciada da sede do governo gaúcho. A cor lilás está sendo projetada no prédio histórico.
A iluminação cênica é uma das ações da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) para celebrar o Janeiro Lilás, Mês da Visibilidade Trans. A cor é uma união das luzes azul e rosa, presentes na bandeira do orgulho transgênero.
Os custos pela instalação dos refletores foram pagos pelo Internacional. A ação faz parte de uma das contrapartidas que o Colorado se comprometeu a executar após a doação de terreno em Guaíba onde será construído o novo Centro de Treinamentos (CT) do clube.
Os mesmos refletores foram colocados no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). Em junho de 2020, a fachada do prédio - sede de diversos órgãos e secretarias do governo estadual - recebeu a cor verde para marcar o mês do meio ambiente. O Caff também foi iluminado em junho com as cores do arco-íris para marcar o Dia Internacional do Orgulho LGBT.
Outra obra que será executada é a recuperação de campos de futebol de várzea indicados pela prefeitura de Guaíba. Há ainda a reforma em escolas que serão realizadas com recursos do clube.
Sobre as obras do CT, a nova direção do Inter precisa definir uma forma de como garantir os R$ 70 milhões necessários para a realização dos trabalhos. Eles deverão durar dois anos. Entre as primeiras melhorias que primeiro devem sair do papel está a instalação da bandeira do clube no local, a construção de um muro de 800 metros de extensão, e a terraplenagem do terreno. Além disso, serão construídos de 10 a 14 campos de futebol, um pórtico de entrada, dois prédios para alojamentos, sendo um para 80 jogadores da base e outro para 54 profissionais da equipe principal e comissão técnica.