Um ano depois de iniciada, enfim a revitalização de um novo trecho da orla do Guaíba, na zona sul de Porto Alegre está ficando pronta. A área em questão, na Vila Assunção, é onde ficava o bar Timbuka, que foi demolido em 2008.
A obra está 99% concluída, segundo a Secretaria de Urbanismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seumas). Como faltam apenas alguns detalhes, a previsão é de que tudo esteja pronto neste mês. A estimativa é que a conclusão ocorra até o dia 15.
Falta ainda colocar 100m² de grama. O fornecedor não conseguiu entregar o material no prazo por conta da estiagem e dos feriados de final de ano. Também é necessário repintar bancos na região, pois surgiram bolhas nos equipamentos por causa do forte calor e sol dos últimos dias.
Os trabalhos começaram em janeiro de 2020 num trecho de 460 metros. Contemplaram novas arquibancadas de concreto, três escadarias, duas rampas, passeio alargado, 30 novos bancos, oito lixeiras e aparelhos de ginástica.
A revitalização do espaço na Avenida Guaíba, em frente à Praça Araguaia, deveria ter sido finalizada em abril. Porém, as obras foram paralisadas no final de março. A justificativa da construtora R.Correa Engenharia foi a pandemia, que desacelerou os trabalhos. Em junho, os serviços foram retomados, com promessa de que os trabalhos seriam concluídos em outubro, quando houve novo adiamento, pelo mesmo motivo.
O investimento de R$ 415 mil veio por meio de termo de conversão de área pública firmado com a empresa R.Correa Engenharia, como compensação por outro empreendimento na Zona Sul. As obras estão sendo executadas pela RSVB Empreendimentos.
Em 2011, três anos depois da demolição do Timbuka, a prefeitura realizou a primeira intervenção no espaço, que custou R$ 35 mil. Já a nova revitalização tem dupla função: consertar equipamentos danificados por uma cheia do Guaíba em 2015 e dar melhores condições a uma área já bastante utilizada para contemplação e caminhadas.