Mais de 12 anos depois da demolição do bar Timbuka, de diversas intervenções e pelo menos três adiamentos, a população da zona sul de Porto Alegre deve receber, nas próximas semanas, a orla da Vila Assunção revitalizada. Com 95% dos trabalhos concluídos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smams) prevê devolver o espaço à comunidade até o último dia de 2020.
Por volta das 10h30min desta terça-feira (15), funcionários trabalhavam no último trecho do piso tátil. Segundo a Smams, ainda faltam rebaixos de meio-fio, plantio de grama, a instalação de bancos e lixeiras e equipamentos de ginástica.
No trecho mais adiantado, em direção ao bairro, o acesso já é utilizado pelos moradores do entorno. O espaço recebeu arquibancadas e um mirante, ambos de frente para o Guaíba, e uma travessia compartilhada por pedestres e ciclistas.
A área revitalizada promete atender a uma demanda reprimida de quem vive na região. Tanto que mesmo com o calor de quase 30ºC, sem sombra, várias pessoas praticavam exercícios no trecho na manhã desta terça-feira.
Acompanhado do filho de um ano e meio, o arquiteto Marcos Santana, 39 anos, é dos que têm utilizado o espaço desde que o isolamento foi retirado. Morador da Tristeza, pedala até o local e solta o menino para brincar no mirante e correr no gramado em horários que considera de pouco movimento.
– Ficou bom. Acho que melhorou bastante. O pessoal está usando direto – diz.
Moradora da Vila Assunção, a funcionária pública Ana Paula Ott, 33 anos, também aprovou as mudanças na área, que, nos últimos meses, têm usado apenas como passagem em suas caminhadas pelo bairro. Acredita que, passada a pandemia, o movimento deve ser ainda maior no ponto que costumava frequentar aos finais de semana para admirar o pôr do sol.
– Quando saio para caminhar, sempre tenho que dar uma passadinha na orla. Até já reconheço as pessoas que vêm para se exercitar nesse horário, quase sempre as mesmas. Acho que (a reforma) só vai trazer benefícios – observa.
A revitalização do espaço na Avenida Guaíba, em frente à Praça Araguaia, deveria ter sido finalizada em abril. Porém, as obras foram paralisadas no final de março. A justificativa da construtora R.Correa Engenharia foi a pandemia, que desacelerou os trabalhos. Em junho, os serviços foram retomados, com promessa de que os trabalhos seriam concluídos em outubro, quando houve novo adiamento, pelo mesmo motivo.
Três décadas de entraves
- Na década de 1990, para dar início a um projeto de revitalização da orla na Zona Sul, a prefeitura entrou na Justiça contra uma série de empreendimentos irregularmente posicionados sobre o Guaíba. A briga judicial se estendeu por anos;
- Em 2007 e 2008, respectivamente, a prefeitura conseguiu na Justiça ordem contra os últimos estabelecimentos, o Bar do Orlando, em Ipanema, e o Bar do Timbuka, na Vila Assunção;
- Demolido o Timbuka, a prefeitura não conseguiu recursos para desengavetar o projeto de revitalização, que previa trapiche, quiosque, concha acústica e área de convivência. O espaço passou três anos parcialmente em ruínas;
- Em 2011, as secretarias de Obras e Viação, Meio Ambiente e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) juntaram esforços para fazer uma revitalização com recursos próprios. Além da limpeza do local, foi construído mirante, arquibancadas, três bancos de praça, cinco luminárias e um passeio de lajes de grés;
- Embora modesta e criticada pelos moradores da região, a obra serviu para manter o espaço com bom fluxo de frequentadores, sobretudo para caminhadas aos finais de tarde. Com o tempo, o espaço foi avariado por vandalismo e por causas naturais, como a enchente que comprometeu as arquibancadas de frente para o Guaíba, em 2015;
- Em janeiro 2020, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade deu início à nova revitalização do espaço, com novas arquibancadas de concreto, três escadarias, duas rampas, passeio alargado, 30 bancos, oito lixeiras e aparelhos de ginástica. O investimento de R$ 415 mil veio por meio de termo de conversão de área pública como compensação por outro empreendimento na Zona Sul.