Embora os trabalhos na orla da Vila Assunção, na Zona Sul da Capital, tenham sido paralisados no final de março em razão das medidas de prevenção ao coronavírus, a construtora responsável pela obra reafirma que o prazo renegociado com a prefeitura – até o final de 2020 – será cumprido.
A paralisação da revitalização da área onde ficava o Bar do Timbuka foi tema de reportagem de GaúchaZH em 8 de junho. Orçada em R$ 415 mil, a obra foi viabilizada por meio de um Termo de Conversão em Área Pública (TCAP) firmado em novembro de 2019 entre a prefeitura de Porto Alegre e a construtora R.Correa Engenharia. O instrumento é utilizado quando uma empresa privada banca obras públicas como compensação pelo impacto de outro empreendimento.
De acordo com a Secretaria Municipal do Meio-ambiente e da Sustentabilidade, que coordena a obra, os trabalhos foram paralisados em razão de problemas financeiros da construtora advindos da pandemia, adiando a previsão inicial de entrega em abril. Hoje, a R.Correa ressalta que os problemas reportados à prefeitura à época eram momentâneos e em nada diferentes do que demais empresas do setor enfrentaram, envolvidas em renegociações com fornecedores, clientes e funcionários.
A empresa considera a situação dos negócios normalizada, mas preferiu renegociar os prazos por prudência, em razão da incerteza sobre o futuro da pandemia e seu impacto nas obras vigentes.
– O cenário está muito volátil. A gente está buscando renegociações como todas as empresas estão fazendo. Como a gente renegocia com a prefeitura? Na questão do prazo, mas o TCAP a gente assumiu e vai executar. A paralisação não se deu por problemas financeiros, e sim por uma readequação a esse cenário mundial – declara Bolivar Correa, um dos sócios da construtora.
A R.Correa salienta que, além dos 35% da obra na orla da Zona Sul já executados, o TCAP envolve ainda melhorias no Hospital Presidente Vargas, já realizadas, e outros compromissos em andamento: a construção da futura sede do Conselho Tutelar, no bairro Sarandi, e a Praça João Bergmann, também na Vila Assunção.
Na orla da Zona Sul, já é possível visualizar algumas melhorias em andamento. Estão previstas reforma das arquibancadas de concreto, três novas escadarias, duas rampas de acessibilidade, passeio alargado com piso para deficientes visuais, 30 novos bancos, oito lixeiras e aparelhos de ginástica e de alongamento. Ainda não há uma data acertada para que os trabalhos sejam retomados.