Sete meses e meio depois de ter sido removido da sua linha, o maior dois dois veículos do aeromóvel do Trensurb voltou para seu lugar. A operação foi realizada ao longo da quarta-feira (5) e prosseguirá pelos próximos dias.
O A-200 passou por uma atualização da tecnologia, reparo nos componentes de freios e houve reforço no sistema de portas. O veículo - com capacidade para 300 passageiros - também recebeu nova pintura na parte externa e interna, além dos assentos - que receberam as cores azul e amarela - e foram trocados pisos e janelas.
- A montagem ainda tem várias etapas. Tem que montar as placas de propulsão dentro da via e as conexões elétricas. Essa montagem vai durar uns 10 dias - informa o diretor-executivo da Aerom, Marcus Coester.
O investimento foi de R$ 2,29 milhões. O contrato ainda estipula que a empresa fará acompanhamento do veículo pelos próximos 12 meses.
O A-200 ainda não será liberado para uso pelos passageiros. Ele passará por um período de testes, pois passou por uma profunda restauração, inclusive dos componentes eletrônicos.
Somente a partir de novembro o veículo estará apto. Ele estava estragado desde julho de 2017, por conta de falhas nas suas portas e na comunicação dele com a estação.
A linha liga a estação Aeroporto do Trensurb ao terminal de passageiros do aeroporto Salgado Filho em um trajeto de 814 metros, percorrido em dois minutos e 30 segundos.
A reforma foi realizada pela Aeromóvel do Brasil. A empresa foi quem construiu o sistema de transporte entre o Trensurb e o aeroporto Salgado Filho.
Veículo menor
Enquanto isso, o A-100 segue transportando até 150 passageiros. Ele também passará por manutenção. O serviço será executado a partir de uma licitação de manutenção que a Trensurb está realizando.
Oito anos de uso
O investimento total com o sistema do aeromóvel para ligar a estação do Trensurb com o aeroporto foi de R$ 38 milhões. O contrato com as empresas vencedoras da licitação foi assinado em setembro de 2010.
Na ocasião, a Trensurb tinha expectativa de que os veículos entrassem em operação no segundo semestre do ano seguinte. Porém, a obra só começou em junho de 2011. O transporte de passageiros começou a ocorrer a partir de novembro de 2013.