Desde o final da tarde de quinta-feira (1), Porto Alegre passou a ter novas empresas atuando no recolhimento de lixo orgânico em contêineres. A prefeitura deu ordem de início parcial ao consórcio Porto Alegre Limpa, vencedor da licitação realizada no início do ano.
De imediato, o novo grupo já trocou 80 contêineres dos 2,5 mil instalados nas ruas da Capital. O contrato firmado com a prefeitura estipula que os antigos, que pertencem a outras empresas, serão substituídos.
Apesar da mudança, a prefeitura garante que não haverá alterações no recolhimento de resíduos orgânicos em contêineres. O serviço seguirá sendo realizado normalmente em todos os bairros atendidos.
- Essa empresa que está entrando pode iniciar com contêineres usados. Ela tem prazo de 60 dias para trocá-los por contêineres novos. Tem muitos chegando e, a medida que vão chegando os completamente novos ela vai trocando os usados que por ventura ela tenha colocado na cidade - destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), Marcos Felipi Garcia.
Mas o novo consórcio, formado pelas empresas Beta Ambiental e Techsam Teconologia em Soluções Ambientais, ainda não está conseguindo atuar em todas as regiões para a qual foi contratada. Os caminhões estão passando pelas ruas do Centro Histórico.
A outra parte da operação, em bairros adjacentes à área central, como Menino Deus, está sendo realizada provisoriamente pela Conesul, empresa vencedora de uma contratação emergencial realizada pela prefeitura. Aliás, ela já atuava na região por meio de um outro contrato temporário, que chegou ao fim na quarta-feira (31).
De acordo com a prefeitura, a partir do fim do mês, o consórcio Porto Alegre Limpa irá assumir a operação completa da coleta automatizada pela cidade.
O recolhimento de resíduos orgânicos em Porto Alegre é feito, em 80% do território da cidade, por meio de uma empresa que coleta, manualmente, as sacolas de lixo e depositam o material dentro de caminhões. Nos demais 20% do território de Porto Alegre, o recolhimento de lixo orgânico é feito com o sistema de contêineres. Esse serviço é conduzido por duas empresas, que está passando por contratação emergencial. Há ainda o recolhimento de resíduos recicláveis feito por uma terceira responsável.