A Trensurb apura os motivos pelos quais um dos seus novos trens não parou ao final da linha, em Porto Alegre. O acidente ocorreu na tarde de 17 de agosto.
Na ocasião, o veículo da série 200 - adquirido na compra de 15 trens, em 2012 - deixou os passageiros na estação Mercado. Após, foi para o ponto onde é feita a troca de trilhos, para que as viagens possam seguir em direção ao Vale do Sinos.
Neste local, o trem não parou e chegou a bater numa estrutura de aço. O veículo precisou ser retirado de guincho.
A Trensurb criou um grupo de trabalho para avaliar as circunstâncias. Não se sabe se houve falha do operador, se ocorreu algum problema nos freios, ou alguma outra situação. Se não houver adiamento, um resultado deve ser repassado à direção da empresa até o final da semana.
O conserto do trem ainda não começou. E não há previsão de quando iniciará. Primeiro, será necessário orçar os custos.
Os reparos nos trilhos já foram concluídos. Cerca de 30 metros de trilhos, que haviam levantado, foram recolocados no lugar. A estação Mercado voltou a funcionar normalmente na sexta-feira passada (26).
Os novos trens
A nova frota de 15 trens foi comprada com investimento de R$ 244,67 milhões. A carroceria foi montada na fábrica da Alstom, em São Paulo. A parte dos rolamentos foi construída na Espanha, pela CAF.
Os veículos começaram a operar a partir de setembro de 2014, mas já em abril de 2015 passaram a apresentar problemas, com o descarrilamento de um deles enquanto fazia uma viagem sem passageiros. Um ano depois, em abril de 2016, foi identificada infiltração de água nos rolamentos, o que influencia a segurança dos veículos. Toda a frota foi retirada de circulação. Em dezembro de 2018, o consórcio concluiu o reparo nos 15 novos trens. Somente em março de 2021, todos os veículos passaram a funcionar simultaneamente.