Três estações da Trensurb não operam entre as 14h e as 17h desta quarta-feira (17). O motivo é o içamento de uma composição avariada no terminal de manobras da estação Mercado. Assim, as estações Mercado, Rodoviária e São Pedro não têm circulação dos trens neste período.
Conforme a Trensurb, o trajeto da estação Farrapos até a estação Mercado será feito por ônibus disponibilizados pela EPTC. Os coletivos estarão disponíveis no entorno das estações. Pouco depois das 14h, filas se formaram junto à estação Mercado para embarque nos ônibus. O acesso aos veículos foi liberado por todas as portas, para agilizar o processo.
Na fila para pegar um dos ônibus na estação Farrapos, os passageiros ainda tentavam entender a situação e faziam perguntas entre si e aos fiscais da EPTC. A atendente de loja Nair de Oliveira, 38 anos, estava preocupada com o relógio.
— Eu tinha horário marcado lá no Centro. Saí até mais cedo pra chegar na hora certa, mas vou atrasar. Ficamos sabendo disso quando já estávamos dentro do trem — disse.
Segundo a EPTC, os ônibus que saem da Farrapos param na estação São Pedro, depois na rua Voluntários da Pátria, próximo da rodoviária, e, por fim, na estação Mercado.
Composição atingiu poste
De acordo com a EPTC, a avaria na composição aconteceu após choque contra um poste durante manobra para mudança de via, no final do terminal de manobras. A diretoria da empresa já solicitou um relatório para a área técnica a fim de avaliar as providências a serem adotadas.
Por volta de 14h30, o trabalho de manutenção no trem causava interrupção na faixa da direita da Avenida Mauá, bem em frente à sede da Secretaria da Fazenda. Com isso, havia lentidão no trânsito no local.