O vento de 120 km/h que atingiu Canoas na segunda-feira (15) derrubou um poste de telefonia. A estrutura caiu sobre três casas. A ponta do poste invadiu a parede da sala da dona de casa Lauricéia da Silva Vicente, 27 anos. Ela conta que estava acompanhada do filho, João Guilherme, de dois anos, quando o imóvel foi atingido.
— Faltou luz e deu o estouro. Eu achei que era um raio. Foi desesperador. Comecei a gritar por socorro, porque não conseguia contato com ninguém —relembra (veja os depoimentos no vídeo acima).
O técnico de enfermagem Antonio Carlos Entrudo, 40 anos, recebeu a ligação da esposa e encontrou a parte da frente da casa da família destruída.
—A minha maior alegria é que a minha família está viva. Porque eles estavam bem aqui. Bens materiais não sobraram, mas agora a gente está vivendo um dia após o outro — desabafa.
Na manhã desta quarta-feira (17), técnicos e operários trabalharam nas casas removendo vegetação e entulhos para poder reerguer o poste. Em nota, a operadora Claro afirmou que os moradores foram imediatamente encaminhados para hospedagem provisória e estão recebendo apoio.
Em decorrência da ventania, os serviços de telecomunicações foram afetados e enfrentam instabilidade em Canoas. Mais de 1,8 mil famílias receberam lonas da prefeitura. Desde as 13h, uma força-tarefa para entrega de telhas é realizada nas cinco subprefeituras do município. A orientação é que a população compareça aos locais para fazer o cadastro, levando documento com CPF. Após o registro, equipes vão avaliar os recursos necessários e fazer o encaminhamento.
Onde fazer o cadastro
- SUBPREFEITURA SUDESTE
Rua Marechal Rondon, 100 - Niterói - SUBPREFEITURA SUDOESTE
Rua Edegar Fritz Muller, 430 - Rio Branco - SUBPREFEITURA NOROESTE
Rua Candelária , 441 - Mathias Velho - SUBPREFEITURA CENTRO
Rua Euclides da Cunha, 280 - Centro - SUBPREFEITURA NORDESTE
Av. Boqueirão, 3166 - Estância Velha
Onde doar
Empresas e comunidade em geral podem contribuir com as famílias atingidas. A Capatazia da prefeitura (Av. Santos Ferreira, 371, Estância Velha), recebe a doação de lonas e telhas. Apenas os dois itens estão sendo recebidos no endereço.
Unidades de saúde e escolas ainda afetadas
Conforme a prefeitura, seis escolas municipais de Canoas seguem sem aula, pelo menos, até sexta-feira. A falta de luz ainda atinge as unidades básicas de saúde Santa Isabel, União, Cerne, Fátima, Olaria e São Vicente, que mantêm o atendimento mesmo nessas condições. A vacinação nestes locais está suspensa.
Já a unidade Estância Velha está fechada para conserto de avarias. A Unidade Hub Canoas permanece sem atendimento e sem previsão de reabertura.
GZH circulou pelos bairros Nossa Senhora das Graças e Estância Velha nesta quarta-feira. A Avenida Santos Ferreira ainda tem muitas árvores caídas, inclusive de grande porte, e estruturas danificadas.
A prefeitura pede que a população evite acessar o Parque Municipal Getúlio Vargas (Capão do Corvo). O local registrou muitas quedas de árvores e ainda há risco de novos casos.