Caiu para 96 mil o número de pontos sem energia elétrica no Rio Grande do Sul após o temporal registrado na última segunda-feira (15). A maior quantidade de clientes afetados — 94 mil — está na área atendida pela RGE, conforme balanço divulgado no início da manhã desta quarta (17).
De acordo com a empresa, desse total, são cerca de 57 mil residências com abastecimento interrompido em Canoas e 23 mil em Gravataí, na Região Metropolitana.
Ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, o gerente de Serviços Comerciais da RGE, Fábio Calvo, afirmou que o temporal foi "atípico", que uma grande parte da rede precisará ser reconstruída e que, pela complexidade, não há como precisar o tempo para a normalização do serviço.
— Precisar um tempo é complexo, o temporal foi atípico. Estamos extremamente mobilizados para restabelecer 100% (do serviço) no menor prazo possível. O cliente tem sensação de que é só resolver o problema que está na frente da casa dele. Mas, para isso, temos outros inúmeros problemas que chegaram antes — afirmou.
Em nota, a RGE informou que 5 mil pessoas atuam nos consertos e que 64% dos clientes atingidos já tiveram o serviço normalizado.
Já na área atendida pela CEEE Equatorial são 2 mil pontos que seguem sem luz, conforme balanço divulgado às 9h15min — na tarde passada, esse número era de 11 mil. Os problemas seguem concentrados em Tramandaí, no Litoral Norte, onde está um quarto desse contingente.