Falta pouco. A restauração do maior dos dois veículos do aeromóvel da Trensurb - o A-200 - está quase pronta.
Em fevereiro, o veículo foi levado para São Leopoldo, onde passa por reparo pela Aeromóvel do Brasil. A empresa foi quem construiu o sistema de transporte entre o Trensurb e o aeroporto Salgado Filho.
O A-200 passou por uma atualização da tecnologia, nos componentes de freios e houve reforço no sistema de portas. O veículo recebeu nova pintura. Falta ainda instalar o novo piso, pintar os assentos, que receberão as cores azul e amarela -, concluir a instalação das novas janelas e realizar a limpeza interna e externa.
De acordo com a Trensurb, o A-200 retorna para a linha em 26 de setembro. Depois disso, haverá um período de testes. Como o veículo passa por uma profunda restauração, inclusive dos componentes eletrônicos, ele irá operar somente sem passageiros por mais 30 dias.
O reparo custará R$ 2,29 milhões. O A-200 transporta 300 passageiros e estava estragado desde julho de 2017, por conta de falhas nas portas e na comunicação do veículo com a estação.
Veículo menor
Enquanto isso, o A-100 segue transportando até 150 passageiros. Ele também passará por manutenção. O serviço será executado a partir de uma licitação de manutenção que a Trensurb está realizando.
Oito anos de uso
O investimento total com o sistema do aeromóvel para ligar a estação do Trensurb com o aeroporto foi de R$ 38 milhões. O contrato com as empresas vencedoras da licitação foi assinado em setembro de 2010.
Na ocasião, a Trensurb tinha expectativa de que os veículos entrassem em operação no segundo semestre do ano seguinte. Porém, a obra só começou em junho de 2011. O transporte de passageiros começou a ocorrer a partir de novembro de 2013.