Pouco mais de 30 dias se passaram desde que o maior dois dois veículos do aeromóvel do Trensurb foi recolhido para manutenção. O A200 transporta 300 passageiros e estava estragado desde julho de 2017, por conta de falhas nas portas e na comunicação do veículo com a estação.
O veículo foi levado para São Leopoldo, onde passa por reparo pela Aeromóvel do Brasil. A empresa foi quem construiu o sistema de transporte entre o Trensurb e o aeroporto Salgado Filho.
Será feita uma manutenção completa no veículo, prevendo também pintura e revitalização da fibra externa. O policarbonato usado para as janelas, por exemplo, será trocado.
- As intervenções iniciaram no início de março. Serão implementados, ao todo, 25 procedimentos específicos ao longo da reforma, desde análise de desgaste e fadiga de rodas, passando pela substituição do policarbonato das janelas, até a operação assistida no final do processo - destaca o diretor-executivo da Aeromovel Brasil, Marcus Coester.
Os trabalhos irão durar mais cinco meses. O reparo custará R$ 2,29 milhões. O gasto é elevado porque, segundo a Trensurb, também estão sendo adquiridos os projetos de construção dos veículos, que antes eram de propriedade da Aeromovel Brasil.
Veículo menor
Enquanto isso, o A-100 segue transportando até 150 passageiros. Ele também passará por manutenção. O serviço será executado a partir de uma licitação de manutenção que a Trensurb está realizando.
Oito anos de uso
O investimento total com o sistema do aeromóvel para ligar a estação do Trensurb com o aeroporto foi de R$ 38 milhões. O contrato com as empresas vencedoras da licitação foi assinado em setembro de 2010.
Na ocasião, a Trensurb tinha expectativa de que os veículos entrassem em operação no segundo semestre do ano seguinte. Porém, a obra só começou em junho de 2011. O transporte de passageiros começou a ocorrer a partir de novembro de 2013.