As imagens das câmeras de monitoramento da CCR ViaSul registraram o momento do acidente que matou duas pessoas na freeway, em 21 de março. Na ocasião, quatro funcionários de uma empresa terceirizada, contratada pela CCR ViaSul, realizavam a pintura de faixas próximo da Arena do Grêmio.
O vídeo de onze minutos, solicitado pela Polícia Civil, mostra momentos antes da batida entre os dois caminhões. A madrugada apresentava boa visibilidade em Porto Alegre. O trecho do quilômetro 94 contava também com grande iluminação na freeway.
O caminhão com trabalhadores realizava pintura de faixas no local. O serviço era executado por quatro funcionários de uma empresa terceirizada, contratada pela CCR ViaSul.
Às 3h28, o veículo para na faixa central da pista, no sentido Capital-Interior, numa região com uma pequena curva. Com pisca alerta ligado, os trabalhadores desembarcam. Não foi possível identificar cones ou algum tipo de sinalização que alertasse que havia serviços em execução na região, além do próprio veículo.
Onze minutos depois, às 3h35, o caminhão de carga causador do acidente é avistado pela câmera de monitoramento. Com faróis ligados, e trafegando na faixa central, o veículo ia em direção aos trabalhadores.
Sem sinais de ter pisado no freio, o motorista do caminhão de carga bate em cheio no veículo da frente. No acidente morreram Luís Othavio de Souza Rosa, de 24 anos, e Eduardo Marques Oliveira, de 29. Os outros dois trabalhadores ficaram feridos.
De acordo com o delegado Carlo Butarelli, da Delegacia de Homicídios de Trânsito de Porto Alegre, foi instaurado um inquérito policial, que está analisando vários fatores.
- Questionamos aos peritos pra calcularem a velocidade aproximada do caminhão no momento do acidente. Se a via estava devidamente sinalizada, já que o caminhão da manutenção da rodovia estava parado no meio da pista. Isso tudo vai ser apurado no inquérito - antecipa Butarelli.