Depois de ter sido cogitado como a nova estação rodoviária de Porto Alegre, o antigo terminal de passageiros do Salgado Filho pode, enfim, ganhar uma nova funcionalidade. O anúncio foi feito pela Fraport.
A fim de dar uma maior ocupação para o prédio, desativado desde setembro de 2019, a empresa está em busca de investidores. A ideia é transformar não só este imóvel, mas todo o complexo, em um projeto que está sendo denominado como Aeroporto Cidade.
Na área do antigo terminal, a Fraport projeta a criação de um shopping, centro comercial ou gastronômico. O espaço é descrito pela empresa como um local com posição privilegiada, estacionamento amplo e visibilidade para a pista das aeronaves. Apesar das negativas por parte da Fraport, um hotel também chegou a ser pensado para o local.
Aliás, sobre ter um local para descanso dos passageiros, a empresa está oferecendo uma área onde hoje existe um estacionamento a céu aberto como um ponto para receber um hotel. Este espaço tem aproximadamente 6 mil m².
- Entendemos a importância em ter um Hotel Aeroporto com acesso direto ao Terminal de passageiros, trazendo ainda mais conforto e comodidade aos usuários- diz a gerente de novos negócios da Fraport Brasil, Mariana Pietsch.
O objetivo da administradora do aeroporto é oferecer mais de 300 mil metros quadrados para os investidores. Caberá aos interessados nos futuros negócios realizadas as obras necessárias para transformar espaços ociosos em centros logísticos, hotéis, hipermercados e shoppings. De acordo com a Fraport, ainda não há interessados nos novos negócios.
Em uma área verde entre o prédio ocupado hoje pela Infraero e o hangar do Batalhão de Aviação da Brigada Militar, foi projetado um shopping - com área de 134 mil m². Ele terá acesso independente ao aeroporto, com entrada pela avenida Sertório.
Já na Avenida Severo Dullius, entre o novo terminal de cargas, a Fraport oferece duas áreas, como um total de 186 mil m². O projeto do Centro Logístico foi pensado para atender às empresas de logística, e-commerce e companhias aéreas, que querem "agilidade nas suas operações".
- O objetivo deste projeto de Real Estate é atrair investidores para ampliar e modernizar a região aeroportuária de Porto Alegre - descreve o diretor de novos negócios da Fraport Brasil, Leonardo Carnielle.