As temporadas de outono e o inverno não deverão trazer tantos transtornos para quem for precisar precisar do aeroporto Salgado Filho. Os equipamentos que auxiliam a navegação, em pousos e decolagens, foram religados.
O sistema está em funcionamento desde 21 de abril. Ele foi desligado no fim de 2019, a partir do início das obras de ampliação da pista.
Mesmo com o religamento dos equipamentos, aeronaves precisaram redefinir seus planos de voos em pelo menos duas ocasiões. No primeiro dia de funcionamento, 29 voos foram afetados pela neblina.
Uma semana depois, a chuva alterou a chegada do voo da delegação do Grêmio, que precisou pousar em Florianópolis. No mesmo dia, um avião que saiu de Brasília rumo a Porto Alegre com deputados, prefeitos e vereadores gaúchos fez o mesmo trajeto.
A Fraport lembra que o chamado ILS CAT II não é garantia de que não haverá mais impactos nos voos por conta da neblina. O sistema começou a operar a partir do dia 20 de junho de 2014.
As obras começaram em setembro de 2011 e foram concluídas em dezembro de 2013. O investimento foi de R$ 18,84 milhões.
"Os pilotos devem possuir habilitação para operar ILS CAT II e as aeronaves devem estar equipadas para tal. A operação CAT II exige visibilidade horizontal maior que 300 metros de comprimento e visibilidade vertical maior que 30,5 metros", informa a administradora do terminal.
Já sobre a ampliação da pista em mais 920 metros, ela estará apta a partir de 19 de maio. A data foi confirmada pelo Instituto Cartográfico da Aeronáutica (ICA).