Contagem regressiva. A pista ampliada do aeroporto Salgado Filho, enfim, começará a ser usada. A data está marcada. Será a partir de 19 de maio.
A confirmação foi recebida na segunda-feira (18). A Fraport Brasil recebeu anuência formal da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a realização dos serviços de alteração da sinalização horizontal e adequação das sinalizações luminosas de eixo e borda de pista. Com isso, será possível adequar a pista de pouso e decolagem ao seu novo traçado.
O Instituto Cartográfico da Aeronáutica (ICA) já emitiu as novas cartas de procedimentos autorizando a utilização da pista. Falta apenas, agora, a formalização da homologação dos equipamentos de auxílio às operações de pouso e decolagem, que são de responsabilidade do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II).
Apesar disso, a Fraport confirma que a ampliação da pista já poderá ser usada pelas aeronaves daqui a 30 dias. Por enquanto, segundo a administradora do aeroporto, ainda não há comunicação por parte das companhias aéreas para uso de aviões de maior porte.
Recentemente, a pista e a sinalização passou por testes. Um avião do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira sobrevoou a capital para fazer as inspeções necessárias.
Ampliação da pista
Iniciada em março de 2018, a obra precisou parar em abril de 2021 por causa da demora no reassentamento das famílias da Vila Nazaré. Somente em julho do mesmo ano, a remoção foi concluída. Foram investidos R$ 135 milhões. Contratualmente, a ampliação da pista deveria ter sido finalizada em dezembro de 2021. Mas, a Anac autorizou a prorrogação dos trabalhos em mais oito meses.
Sobre a nova pista
Ao todo, a pista tem agora 3,2 quilômetros, o que irá favorecer mais rotas internacionais a partir de Porto Alegre. O desembarque de aviões de carga maiores permitirá ampliar o transporte de mercadorias. Chama a atenção que o trecho ampliado não tem taxiway - a faixa que é usada para que as aeronaves possam manobrar e se deslocar até o terminal de passageiros. Segundo a Fraport, essa pista paralela não é necessária neste momento. A obra será avaliada, de acordo com o aumento das operações.
Sobre a área de escape
Diferente de outros aeroportos, que tem a chamada Resa em concreto, a área de escape foi construída com grama, com 240m de comprimento e 150m de largura.
Último compromisso
A ampliação da pista é a última obrigação contratual referente à obras que a Fraport tem com a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). Vencedora do leilão realizado em março de 2017, a empresa deverá operar na Capital até 2043, com possibilidade de prorrogação de contrato por mais cinco.
Sonho de duas décadas
O novo terminal do aeroporto foi inaugurado no segundo semestre de 2001. Já naquela data se discutia a necessidade de que o Rio Grande do Sul tivesse um local mais adequado para receber aeronaves de grande porte, o que traria benefícios econômicos proveniente das exportações de produtos gaúchos.