Desde o começo da semana passada uma das obras que recebem recursos da Copa de 2014 está parada. E não é por falta de dinheiro.
A nova pavimentação da Rua José Pedro Boéssio, aliás, está pronta desde setembro do ano passado. Porém, a ampliação da via deixou 24 postes no traçado por onde passam os veículos.
Os trabalhos para remoção da rede de energia começaram em março. Eles foram executados pela empresa Mercúrio, que fora contratada pela construtora Pedracon, responsável pela obra.
Dos 24 postes, restam 10 no caminho. E os postes não podem ser mexidos sem que a CEEE Equatorial realize o desligamento da rede para o remanejamento de cabos.
Por causa disso, a liberação de 846 metros da rua, entre as avenidas Palmira Gobbi e Ernesto Neugebauer, que estava projetada para ocorrer em abril, tem data incerta de entrega. Procurada, a CEEE Equatorial informa que os desligamentos ocorrerão entre 26 e 29 de abril. O serviço não ocorreu antes, segundo a empresa, porque as duas solicitações anteriores foram feitas ocorreram em prazo menor do que o regulamentado pela agência Nacional de Energia Elétrica para aviso aos clientes da interrupção de energia.
Obra com dinheiro da copa
A obra, iniciada em novembro de 2019, é uma das que receberam recursos do financiamento da Copa de 2014. Os trabalhos deveriam ter ficado prontos no primeiro semestre de 2020.
A via convivia com constantes alagamentos, além de não ter espaço seguro para os pedestres. Porém, mesmo após investimento de R$ 13,7 milhões, a rua seguirá sofrendo com água acumulada.
Os moradores dessa região dos bairros Humaitá, Vila Farrapos e Navegantes só se livrarão dos alagamentos após a realização de obras específicas como o aumento da capacidade da Casa de Bombas nº 5, limpeza de canais que conduzem água a céu aberto na região.
Além de ser uma das rotas de entrada e saída da cidade, a área também recebe maior movimento desde a inauguração da Arena do Grêmio. A Rua José Pedro Boéssio faz parte do traçado pretendido para a futura 4ª perimetral. Sua ligação com a avenida Ernesto Neugebauer pretende favorecer a integração metropolitana pela BR-116 e BR-290.
As melhorias na José Pedro Boéssio são a segunda parte das intervenções na região. A primeira delas foi a obra na Avenida Ernesto Neugebauer. Ela recebeu nova pavimentação em blocos de concreto e rede de drenagem nos 2.680 metros de extensão. Os trabalhos foram executados entre abril de 2016 e agosto de 2020.