Como via de regra, a passagem de ônibus aumenta porque o número de passageiros transportados diminui a cada ano. Com a tarifa mais cara, menos pessoas acabam optando pelo transporte coletivo. Essa é a realidade na maior parte dos municípios brasileiros.
Uso de aplicativos, pandemia e a crise tem afugentado passageiros. Para tentar reverter essa tendência que está levando o transporte público para a falência, prefeituras gaúchas têm enfrentado o problema repassando subsídios para as empresas de ônibus.
É o caso de Gravataí. Desde 1º de janeiro, a passagem foi reduzida de R$ 4,80 para R$ 3,75 - valor mais baixo dos últimos cinco anos.
Esse incentivo trouxe um resultado imediato: o aumento no número de pessoas transportadas. Em dezembro do ano passado, último ainda com a tarifa antiga - R$ 4,80 - 216 mil pessoas andaram de ônibus pela cidade.
Em março - com a passagem a R$ 3,75 -, esse número chegou a 280 mil. O aumento aproximado é de 30%. Se a comparação for feita com o mês de março de 2020, o crescimento é de 12,67%.
- Ao reduzir a tarifa, atraímos mais passageiros e o valor arrecadado sobe, permitindo implementarmos melhorias no sistema de transporte. Além disso, reduz o gasto dos trabalhadores e gera mais competitividade ao setor produtivo - comemora o prefeito, Luiz Zaffalon.
Além disso, o mês de fevereiro sempre apresentava queda na comparação com o mês anterior. Porém, neste ano, ocorreu o inverso. O índice cresceu em 12,09%.
- Quebramos um círculo vicioso, em que a tarifa subia, o número de passageiros diminuía e a qualidade do serviço piorava. Assim, uma das etapas do programa será a implementação de melhorias no serviço. Por enquanto, já estamos retomando linhas e incrementando novos horários, passando de 300 para 539 horários -, complementa o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Guilherme Ósio Jerônimo.
Mesmo com o aumento recente no preço do diesel, em março, o aporte da Prefeitura se manteve estável em relação ao mês anterior. O insumo representa cerca de 30% dos custos do sistema de transporte na cidade.
Como foi possível
O recurso usado pela prefeitura para repassar as empresas do transporte público é proveniente de uma liminar obtida na Justiça, que ampliou o valor dos royalties, por causa dos dutos de petróleo que passam por Gravataí.
Além de reduzir a tarifa, a prefeitura também promete ampliar os corredores de ônibus, recuperar as principais vias da cidade e instalar ar-condicionado nos veículos do transporte público.
Vencedora de licitação em 2006, a Sogil tem contrato com a prefeitura até janeiro de 2026. Em 2013, 610 mil pessoas usavam o transporte coletivo por mês. Esse número caiu para 350 mil em 2019. A pandemia derrubou para 157 mil em 2020.
Comparação com Porto Alegre
Em Porto Alegre, por exemplo, o crescimento no número de passageiros transportados entre dezembro de 2021 e março de 2022 foi de 7,7%. O aumento se deve às flexibilizações decorrentes a partir dos melhores dados sobre a pandemia. Já se a análise for feita entre março de 2020 com março de 2022, a queda na quantidade de pessoas que andaram de ônibus em Porto Alegre foi de 3,86%.