Empresa de transporte de Gravataí, a Sogil retirou os cobradores de mais um tipo de viagens: as intermunicipais comuns. Segundo a companhia, a mudança faz parte de um processo iniciado em 2016 para reduzir o número de trabalhadores na função. Todas as linhas municipais e intermunicipais semidiretas já estão sem cobradores, e o próprio motorista recebe o pagamento do passageiro.
Em nota enviada à coluna, a empresa explica que a decisão faz parte de um esforço para reduzir os custos do transporte. Assim como outras transportadoras, a Sogil diz sofrer o impacto no caixa da queda no número de passageiros.
"Hoje, transportamos cerca de 50% do número de clientes se comparado a antes da pandemia. Se os custos não forem reduzidos, e a folha de pessoal é o maior deles (50%), teremos uma tarifa cada vez maior e menos atrativa, afastando ainda mais as pessoas do transporte coletivo. Por este motivo, foram estabelecidas algumas modificações operacionais, com medidas menos onerosas que beneficiem o sistema como um todo", diz parte da nota.
A nova configuração provocou demissões nessa segunda-feira (5). A Sogil não informa o número, mas o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Urbanos de Gravataí, Vilarci Gomes Peixoto, calcula que cerca de 60 funcionários foram demitidos recentemente na empresa.
— Isso não está acontecendo somente em Gravataí. A Metroplan fez uma pesquisa que mostra que a maioria dos clientes usa passe ou cartão. Então, as empresas têm tomado a decisão de demitir os cobradores. A maioria das empresas da Região Metropolitana já fez demissões — explica Peixoto.
Veja a nota da Sogil na íntegra:
"Há um esforço sendo realizado para adequar os custos do transporte, em virtude da queda drástica no número de passageiros, realidade que não é apenas de Gravataí e da SOGIL, mas de outros municípios da RMPA e do Brasil afora.
Hoje transportamos cerca de 50% do número de clientes se comparado a antes da pandemia. Se os custos não forem reduzidos, e a folha de pessoal é o maior deles (50%), teremos uma tarifa cada vez maior e menos atrativa, afastando ainda mais as pessoas do transporte coletivo. Por este motivo, foram estabelecidas algumas modificações operacionais, com medidas menos onerosas que beneficiem o sistema como um todo.
A SOGIL já opera desde 2016 com linhas comuns onde não há cobrador. Atualmente, todas as linhas municipais tem esta configuração. Igualmente ocorre nas linhas intermunicipais semidiretas, onde é o motorista quem cobra a passagem. Estamos ampliando, a partir de hoje, esta mesma configuração para modal intermunicipal comum.
É importante salientar que 72% dos clientes utilizam o cartão TEU! para passar a roleta de forma independente (sem interferência de cobrador ou motorista), onde o cliente mesmo aproxima o cartão do validador para a validação da passagem."
Confira colunas dos colunistas de GZH Jocimar Farina e Paulo Germano sobre a situação das empresas de ônibus:
Depois da falta de combustível, empresas de ônibus de Porto Alegre têm novo problema
Carris parcela salários pela primeira vez e transporte coletivo dá sinais de colapso em Porto Alegre
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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