Em breve, o centro de Porto Alegre vai virar um canteiro de obras. Apesar do prazo apertado, a prefeitura promete entregar a recuperação das ruas do Quadrilátero Central, além das ruas Uruguai e dos Andradas, em um ano e meio.
Mesmo com toda a complexidade que a obra exigirá - precisando ser realizada em meio a um local com circulação de 350 mil pessoas por dia -, as secretarias envolvidas informam que buscarão conciliação com os comerciantes para não impactar o acesso às lojas, sem alterar a data estabelecida de entrega final.
Como forma de organização para os lojistas, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) escalonou as ruas que receberão intervenções. Os trabalhos começam em maio pela Avenida Otávio Rocha e deverão durar 90 dias. A recuperação será concluída em outubro de 2023, pela Rua Uruguai e pela Rua dos Andradas.
- É uma obra de 18 meses, que vamos executar em nove ruas importantes do centro de Porto Alegre. mas vai ser feita de forma escalonada. Em cada etapa vai ser um pedaço de rua. As obras vão ocorrer dia e noite. E vamos fazer com que gere o mínimo impacto possível, sempre privilegiando a acessibilidade, as pessoas e o comércio - destaca o secretário André Flores.
Segundo a prefeitura, as demais datas não serão divulgadas com antecedência a fim de não gerar falsas expectativas nas pessoas. E a ordem das ruas também poderá sofrer alterações. Caso isso ocorra, as mudanças serão comunicadas amplamente a todos.
- A gente tá organizando o nosso cronograma para, nos momentos das datas mais importantes para o comércio, Dia dos Pais, Natal, e agora o Dia das Mães, vamos buscar viabilizar com que isso gere menos impacto no comércio, priorizando alguns outros serviços que não dificultem o acesso das pessoas ao comércio - informa Flores.
Na quinta-feira (28), a prefeitura autorizou o início das obras. As empresas RGS, AGR e Elmo Eletromontagens já têm autorização para iniciar a montagem do canteiro de obras. O começo dos trabalhos, porém, só ocorrerá após o Dia das Mães.
Relação de ruas:
01) Avenida Otávio Rocha, entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Doutor Flores;
02) Rua dos Andradas, entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Doutor Flores;
03) Rua General Vitorino, entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Doutor Flores;
04) Rua Doutor Flores, entre as ruas Voluntários da Pátria e General Vitorino;
05) Rua Voluntários da Pátria, entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Doutor Flores;
06) Rua Marechal Floriano Peixoto, entre as ruas José Montaury e General Vitorino;
07) Rua Vigário José Inácio
Trecho um: entre a Rua Voluntários da Pátria e Avenida Otávio Rocha;
Trecho dois: entre a Avenida Otávio Rocha e a rua General Vitorino;
08) Avenida Borges de Medeiros, entre as ruas Sete de Setembro e Avenida Salgado Filho;
09) Rua dos Andradas, entre as ruas General Câmara e Marechal Floriano Peixoto;
10) Rua Uruguai.