A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) assinou contrato com consórcio Novo Centro - formado pelas empresas RGS, AGR e Elmo Eletromonagens. O ato ocorreu na semana passada, mas só foi conhecido nesta segunda-feira (11).
O grupo foi o único participante da concorrência realizada para contratar quem irá recuperar ruas do Centro Histórico. Foi a terceira tentativa da prefeitura com intuito de definir quem realizaria o serviço aguardado desde 2015.
As obras terão duração de um ano e meio e custarão R$ 16 milhões. As reformas envolvem área de 30 mil metros quadrados e preveem alargamento de calçadas, troca de pavimento, instalação de bancos, nova iluminação e câmeras de vigilância.
Passarão por recuperação o calçadão das ruas Uruguai e dos Andradas, além da urbanização do chamado Quadrilátero Central — que envolve as vias Marechal Floriano Peixoto, Otávio Rocha, Vigário José Inácio, Doutor Flores, General Vitorino, Voluntários da Pátria e Borges de Medeiros.
Porém, para que os trabalhos possam ser realizados sem empecilho, é necessário aguardar a publicação da ordem de início. É a partir dele que passa a contar o prazo de execução das obras. Outra necessidade para o início das primeiras intervenções é a retirada de camelôs que atualmente ocupam as calçadas.
Revitalização:
- Rua dos Andradas - trecho entre a Rua General Câmara e a Rua Marechal Floriano Peixoto: reforma completa do calçadão de pedestres.
- Rua dos Andradas - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Rua Dr. Flores: recuperação do pavimento histórico da via e reforma completa dos passeios.
- Rua Uruguai - trecho entre a Rua dos Andradas e a Rua Sete de Setembro: reforma completa do calçadão de pedestres.
Urbanização:
- Rua Voluntários da Pátria - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Rua Dr. Flores: recuperação do pavimento do corredor de ônibus, reforma completa dos passeios.
- Rua Otávio Rocha - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Rua Dr. Flores: recuperação do pavimento da via, reforma completa dos passeios e qualificação do canteiro central.
- Rua General Vitorino - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Rua Dr. Flores: substituição do pavimento da via e reforma completa dos passeios.
- Rua Doutor Flores - trecho entre a Rua General Vitorino e a Rua Voluntários da Pátria: substituição do pavimento da via e reforma completa dos passeios.
- Rua Vigário José Inácio - trecho entre a Rua General Vitorino e a Rua Voluntários da Pátria: substituição do pavimento da via, reforma completa dos passeios e do calçadão de pedestres.
- Rua Marechal Floriano Peixoto - trecho entre a Rua General Vitorino e a Rua Otávio Rocha: substituição do pavimento da via e reforma completa dos passeios.
- Avenida Borges de Medeiros - trecho entre a Avenida Salgado Filho e a Rua Sete de Setembro: substituição do pavimento da via, reforma completa dos passeios, qualificação do canteiro central e da Esquina Democrática.