A chuva que atingiu o sul do Estado, na madrugada de quinta-feira (28), trouxe transtornos na BR-116. Na região do km 526, uma estrutura de concreto desmoronou.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), não houve necessidade de interromper o tráfego. O serviço de limpeza da pista já foi iniciado, assim como os serviços de contenção, com objetivo de evitar que a água da chuva continue descendo no local do deslizamento.
O trecho em questão faz parte do Contorno de Pelotas. A obra foi inaugurada em 8 de abril pelo presidente Jair Bolsonaro.
Segundo o Dnit, a parte que apresentou problemas foi construída recentemente. As intervenções necessárias serão executadas às custas das empresas que realizaram a construção.
A duplicação de 23,69 quilômetros da BR-116 e da BR-392 foi iniciada em 2012. Além da duplicação, três pontes e 11 viadutos foram construídos. Os trabalhos deveriam durar três anos, mas demoraram nove anos e meio, sem contar o tempo da realização de projetos.
As primeiras liberações de pista duplicada do Contorno de Pelotas começaram a ocorrer em 2015. Até setembro de 2017, aproximadamente 16 quilômetros já tinham pista dupla. A obra começou custando R$ 430,65 milhões, mas foi encerrada após investimento superior a R$ 600 milhões.