O compromisso já está previsto na agenda. O presidente Jair Bolsonaro retornará ao Rio Grande do Sul ainda nesta semana.
Ele virá ao Estado para inaugurar uma obra iniciada por Dilma há 10 anos: o chamado Contorno de Pelotas. A inauguração ocorrerá na sexta-feira (8).
De acordo com o vice-líder do governo federal na Câmara e líder da bancada gaúcha no Congresso Nacional, deputado Giovani Cherini, Bolsonaro também irá para Passo Fundo para participar da reabertura do aeroporto Lauro Kurtz. Ele visitará a cidade de Bagé, para acompanhar o início da construção da Barragem de Arvorezinha.
A duplicação de 23,69 quilômetros da BR-116 e da BR-392 seria inaugurada em 23 de março com a presença do então ministro de Infraestrutura. Porém, o evento foi cancelado por problema de agenda de Tarcísio Gomes de Freitas.
A obra principal já está pronta e os usuários da rodovia já trafegam no trecho duplicado. Estão sendo feitos apenas os acabamentos de drenagem, instalação de sinalização e plantio de grama nos canteiros.
As obras começaram em setembro de 2012, no governo de Dilma Rousseff, custando R$ 430,65 milhões. Além da duplicação, três pontes e 11 viadutos foram construídos.
Os trabalhos deveriam durar três anos, mas demoraram nove anos e meio, sem contar o tempo da realização de projetos. A construção está sendo concluída ao custo superior de R$ 600 milhões.