Uma das obras de infraestrutura iniciadas na década passada, enfim, está chegando ao fim. A duplicação de 23,69 quilômetros da BR-116 e da BR-392 - o chamado Contorno de Pelotas - vai ser entregue na próxima semana.
A data ainda está sendo fechada. Mas a solenidade está prevista para ocorrer na quarta-feira (23).
Não há informação se o presidente Jair Bolsonaro virá para a inauguração. Ao menos o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, é aguardado para participar do evento.
A maior parte do trecho duplicado já está em uso. Os últimos trabalhos da duplicação estão ocorrendo na passagem de nível da BR-116 com a Avenida Cidade de Lisboa, no km 526. Também estão sendo feitos acabamentos de drenagem, instalação de sinalização e plantio de grama nos canteiros.
As obras começaram em setembro de 2012, no governo de Dilma Rousseff, custando R$ 430,65 milhões. Além da duplicação, três pontes e 11 viadutos foram construídos.
Os trabalhos deveriam durar três anos, mas demoraram nove anos e meio, sem contar o tempo da realização de projetos. Hoje, a construção está sendo concluída ao custo superior de R$ 600 milhões.