Uma estrutura montada na Praça da Matriz tem levantando dúvidas. Por estar localizada na área da pracinha, os frequentadores que passam pelo local fazem assimilação com as escada horizontais que as crianças atravessam, de forma suspensa, usando apenas as mãos.
Porém, não há uma forma de acessá-la. O material parece ser mais uma espécie de adorno. E ele não existia. Foi instalado recentemente, a partir da revitalização do local.
A coluna procurou representantes da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) para descobrir do que se trata. E conseguiu uma resposta.
Trata-se de um pergolado, construído com aço galvanizado. Essa obra de arte não tem a função de ser uma cobertura para os brinquedos.
Inicialmente, alguns brinquedos - como o balanço - seriam pendurados nessa estrutura. Porém, por questões de segurança e de manutenção posterior, resolveu-se por instalar os brinquedos de maneira independente. Esse foi um dos motivos que fez com que a entrega tenha demorado mais do que o previsto.
Já sobre os brinquedos, que ainda não foram instalados, estão sendo fabricados pela empresa Elo Construções e Instalações, responsável pela revitalização. A obra deveria ter ficado pronta em 16 de abril, mas o atraso é ocasionado pela chuva.
Além disso, será necessário também a aplicação de mais uma camada de saibro na pracinha. A previsão atual é concluir a obra até 4 de maio.
Entrega antecipada
Os tapumes da obra foram retirados em 21 de março, mesmo sem a finalização de todos os trabalhos. Dois dias depois, a prefeitura fez uma entrega simbólica da praça.
As obras iniciaram em julho de 2020. A revitalização deveria ter ficado pronta em fevereiro de 2021. Porém, o término dos trabalhos sofreu constantes adiamentos.
Primeira revitalização
O Monumento a Júlio de Castilhos (inaugurado em outubro de 1914) e a esplanada em que ele se encontra foram restaurados entre 2017 e 2018. Foi investido R$ 1,105 milhão na substituição de materiais degradados, limpeza, reboco, pintura e instalações elétricas nas luminárias.
Hoje, a Praça da Matriz recebe o nome oficial de Praça Marechal Deodoro. Porém, ela já foi referida como Praça do Novo Lugar, em 1772, Praça do Palácio da Presidência, em 1789, e Praça Dom Pedro II, para marcar a visita do imperador, em meados do século 19.