Das obras que demoram para sair do papel no Rio Grande do Sul, o viaduto da RS-389 (Estrada do Mar) com a RS-407, no Litoral Norte, certamente aparecerá nesta lista. O cruzamento apresenta congestionamento durante as temporadas de veraneio.
Há mais de uma década - em 2011 -, o governo do Estado realizou estudo sobre a viabilidade de construir o viaduto e realizar a ampliação de tráfego da RS-407. Em 2014, o termo de referência sobre a estrutura foi finalizado. A projeção indicava um viaduto de 750 metros de comprimento com investimento de R$ 11 milhões. Por falta de dinheiro, o projeto ficou esquecido.
Em novembro de 2017, o governo decidiu retomar os estudos para erguer o viaduto. A construção ficou menor e a ampliação de tráfego da RS-407 foi abandonada. Os valores foram revistos e reduzidos para R$ 4,28 milhões.
A licitação foi lançada em junho de 2018. Inclusive, o Palácio Piratini chegou a prometer o término dos serviços para o verão de 2019.
Os trabalhos deveriam ser executados em seis meses. Porém, em junho de 2019, mesmo já tendo realizado a escolha da empresa responsável pela obra, o Daer cancelou a concorrência.
A justificativa foi a falta de dinheiro. Na ocasião, a autarquia informou que buscou investir em "obras próximas da conclusão e rodovias em pior estado de trafegabilidade.
Agora, com o anúncio de que não há dificuldade financeira dentro do governo - o governo pretende doar R$ 490 milhões para obras de responsabilidade da União -, a coluna procurou o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para saber quando a licitação será lançada. A resposta não foi tão animadora.
O Daer está em tratativas com a prefeitura de Xangri-lá para atualizar o orçamento da obra do viaduto. Segundo a autarquia, a administração municipal foi procurada para saber se a construção poderá ser realizada em conjunto. Após a definição do valor da obra, a autarquia informa que "serão verificadas alternativas para a sua viabilização".