A Secretaria Estadual dos Transportes projeta construir até 2019 uma elevada na Estrada do Mar (RS-389), no acesso a Capão da Canoa e a Xangri-lá, no Litoral Norte. A obra será feita no cruzamento da RS-407, onde hoje há uma rótula – ocasionando grandes congestionamentos durante o verão.
Conforme o secretário Pedro Westphalen, o estudo técnico para a obra está sendo concluído, e o edital de licitação deve ser aberto ainda neste ano. Os últimos detalhes foram repassados em reunião com a prefeitura de Capão da Canoa nesta semana.
— Se tudo correr bem, as obras devem durar cerca de seis meses. Queremos concluir a elevada antes do fim do governo — afirmou.
Assim, a projeção é de que a obra fique pronta até o verão de 2019.
Mudanças no tráfego
No último verão, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) decidiu alterar o fluxo da rótula nos fins de semana para evitar os congestionamentos. Assim, quem sai de Morro Alto (ERS-407) ou de Torres (ERS-389) deve seguir obrigatoriamente pela Estrada do Mar em direção a Osório, até o Posto de Xangri-lá, onde pode fazer o retorno livre pela faixa central e seguir em direção a Capão da Canoa.