Mais uma espaço inacessível da orla do Guaíba será aberto ao público em breve. A obra de arte Olhos Atentos será recuperada.
O consórcio GAM3 Parks, responsável pela administração do trecho 1 da Orla e do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, informa que a restauração do mirante será iniciada na primeira semana de novembro. Já a partir do próximo dia 13 ela voltará a ser aberta aos frequentadores da orla.
Inaugurado em 2005, o mirante está interditado desde 2019. A restrição foi uma medida preventiva de segurança da prefeitura para evitar acidentes. O limite máximo da estrutura é de 20 pessoas, informado em uma placa afixada na entrada da plataforma, mas que não é respeitado.
Com a reforma, guarda corpos serão instalados para limitar o acesso. Dessa forma, será possível evitar sobrepeso.
- Ao atingir 20 pessoas, um terá que sair para a entrada da próxima e assim sucessivamente. Além disso, nossa equipe técnica está trabalhando para instalar câmeras de segurança no local para evitar novas depreciações, além de um totem informativo com limite de pessoas, história da obra e do artista -, adianta Alan Furlan, diretor operacional da GAM3 Parks.
Serão investidos R$ 40 mil. A intervenção não estava prevista em contrato. Todo o processo foi autorizado pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre.
- A revitalização não é uma obrigação da concessionária, mas como gaúchos que somos, como parte da população que frequenta a Orla, sabíamos que deveríamos realizar esse processo e entregar o monumento à cidade -, destaca Carla Deboni, diretora administrativa da GAM3 Parks.
A entrega da intervenção - no dia 13 - terá a presença do artista que a criou, o escultor paulista José Resende. A data também celebrará o lançamento da marca Parque da Orla, que será responsável pela comunicação dos eventos e atividades realizadas pela GAM3 Parks no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho e Trecho 1 da Orla.
- É por ele que vamos informar as ações que ocorrem e vão ocorrer nos espaços administrados pela GAM3 Parks. No entanto, para esclarecimentos, o nome dos locais não serão alterados - conclui Vinicius Garcia, diretor de negócios da GAM3 Parks.