Durou pouco. Depois de retirar R$ 12 milhões da duplicação da BR-116, o governo Bolsonaro está devolvendo à obra parte dos recursos.
Estão sendo repassados R$ 9,7 milhões. Com falta de dinheiro para investimento, a verba está sendo retirada da construção da nova ponte do Guaíba.
Líderes empresariais da região sul do Estado já se mobilizavam para viajar a Brasília. O objetivo era cobrar pessoalmente o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, sobre a retirada de recursos da duplicação.
Também da nova ponte estão saindo R$ 4,9 milhões para a duplicação do contorno de Pelotas - entre a BR-116 e a BR-392. Outros R$ 9,7 milhões serão enviados para a travessia urbana de Santa Maria. As obras no acesso a Pantano Grande pela BR-290 receberá mais R$ 5,8 milhões.
No total, serão R$ 74,2 milhões distribuídos para construções do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que estão em andamento no Rio Grande do Sul. A maior parte da verba vêm da nova ponte do Guaíba. Em agosto, a obra já havia perdido R4 37 milhões.
O ministro Tarcísio Gomes de Freitas já informou que a obra será concluída com recursos dos novos pedágios, que serão construídos na BR-116 e na BR-290. O estudo está sendo concluído.
Faltam R$ 200 milhões
A nova ponte foi aberta ao tráfego em dezembro de 2020. Mas falta ainda concluir quatro acessos. Um dos trechos mais importantes que ainda não está liberado é o de quem vem do Centro de Porto Alegre pela Avenida Castello Branco e pretende seguir em direção a Eldorado do Sul.
Só para a remoção das famílias, que moram no futuro traçado da travessia, serão necessários aproximadamente R$ 100 milhões. Já para a o término da construção da ponte são estimados outros R$ 100 milhões. Até agora foram investidos R$ 769 milhões na obra.
Quando a obra for retomada, a previsão é que ainda sejam necessários mais oito meses de trabalho. O Dnit apresentou um cálculo que para finalizar as obras é necessário remover ao menos 400 das 600 famílias.