Depois de precisar bloquear o acesso ao mirante Olhos Atentos, na orla do Guaíba, a solução provisória encontrada pela prefeitura de Porto Alegre foi colocar servidores da Guarda Municipal controlando quem sobe no monumento durante os finais de semana. Como a obra só suporta 20 pessoas simultaneamente, a aglomeração estava colocando a estrutura em risco.
Mauricio Fernandes, secretario do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, afirmou que o prefeito Nelson Marchezan já solicitou que seja feito um estudo avaliando a melhor forma de utilização do espaço. Embora não seja a primeira opção, um fechamento em definitivo não está descartado.
– A interdição nunca será o nosso desejo, mas é uma das possibilidades. Queremos encontrar uma forma de manter a interação de forma segura – disse o secretário.
Olhos Atentos é de autoria do artista plástico paulista José Resende e foi doada ao município pela 5ª Bienal do Mercosul, em 2005. A obra estava interditada desde 2009 por conta da deterioração causada pela ferrugem, mas foi restaurada para a abertura da nova orla.