A revitalização no trecho de 1,6 quilômetro da orla do Guaíba, entre o Arroio Dilúvio e o Parque Gigante, já dá indícios de que se aproximam do fim. Com o avanço das ações de paisagismo, a imagem de obra vai dando lugar a um ambiente mais parecido com o trecho já inaugurado entre a Usina do Gasômetro e a rótula das Cuias.
De acordo com dados de novembro da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim), 60% dos trabalhos já foram concluídos. Resta ainda superar a finalização da instalação da rede elétrica, quadras de esporte e paisagismo.
Já a pista de skate, que recebeu "test drive" há quase 20 dias, está 84% concluída e será finalizada em dezembro, segundo informou a Smim. Apesar disso, ela só deverá ser liberada para uso em fevereiro de 2021, quando é aguardado o término das obras.
Há cerca de um mês, a prefeitura liberou o uso do novo estacionamento do trecho revitalizado. São 150 vagas, sendo 14 reservados para pessoas com deficiência, gestantes e idosos. Não será necessário pagar para estacionar no local. Dessa forma, a Guarda Municipal precisará atuar na região para evitar a cobrança indevida de flanelinhas.
As obras começaram em novembro do ano passado. O consórcio ACA/RGS é o responsável pelos trabalhos e irá receber R$ 50,60 milhões. A maior parte dos recursos da obra vem do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O restante da verba vem do Fundo Municipal de Iluminação Pública e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
Três bares, idênticos aos existentes próximo à Usina do Gasômetro, também farão parte do complexo. O projeto foi idealizado pelo arquiteto Jaime Lerner. Para evitar a falta de sombra no trecho já inaugurado, serão plantadas 550 árvores no trecho.