Vai ficar mais fácil estacionar na orla do Guaíba. Após uma vistoria técnica, realizada pela prefeitura nesta quarta-feira (28), o novo estacionamento do trecho que está sendo revitalizado será liberado para os veículos.
As 150 vagas já poderão ser usadas a partir de quinta-feira (29). Haverá a reserva 14 vagas para pessoas com deficiência, gestantes e idosos.
Não será necessário pagar para estacionar no local. Dessa forma, a Guarda Municipal precisará atuar na região para evitar a cobrança indevida de flanelinhas.
- O estacionamento vai facilitar a vinda das pessoas até a Orla, mas ressaltamos sempre que o passeio deve acontecer dentro das normas de saúde estabelecidas para o momento que vivemos - destaca Marcelo Gazen, secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim).
As obras no trecho de 1,6 mil metros, entre o Arroio Dilúvio e o Parque Gigante, começaram em novembro do ano passado. Até agora, 55% dos trabalhos foram concluídos. A previsão é de que a revitalização seja entregue em fevereiro de 2021.
As obras na pista de skate, junto com a parte mais próxima do Parque Gigante, com área verde, de caminhadas, e ciclovias; também estão bem avançadas. Mas pela projeção atual não deverá haver novas liberações no trecho em obras pelos próximos quatro meses.
O consórcio ACA/RGS é o responsável pelos trabalhos e irá receber R$ 50,60 milhões. A maior parte dos recursos da obra vem do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O restante da verba vem do Fundo Municipal de Iluminação Pública e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
Três bares, idênticos aos existentes próximo à Usina do Gasômetro, também farão parte do complexo. O projeto foi idealizado pelo arquiteto Jaime Lerner. Para evitar a falta de sombra no trecho já inaugurado, serão plantadas 550 árvores no trecho.