Aproximadamente 40 dias depois de ganhar nova iluminação, um trecho da Avenida Bento Gonçalves, na zona leste de Porto Alegre, teve as lâmpadas em LED furtadas.
Não se sabe exatamente o dia que houve a ação criminosa no trecho do bairro Agronomia. Mas é provável que tenha ocorrido no fim da semana passada. A falta de iluminação na região foi notada na noite de sábado (24).
Na segunda-feira (26), técnicos da IP Sul vistoriaram o local e constataram o furto. Os quatro postes onde as 15 novas lâmpadas foram instaladas têm mais de 15 metros de altura.
As câmeras da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) na região estão sendo analisadas para que seja possível identificar os autores. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos está acompanhando o caso.
Como o consórcio IP Sul recém assumiu, e ainda não conseguiu fazer estoque das novas luminárias, não há informação de quando a iluminação em LED será reposta.
Uma alternativa seria voltar a instalar as lâmpadas antigas, de vapor de sódio. Outra opção para não deixar a região sem luz no local seria retirar parte das lâmpadas em LED de outros postes e instalar no lugar dos furtados. Dessa forma, em vez de cada poste ter quatro luminárias, elas ficariam temporariamente com duas.
O caso foi registrado na Polícia Civil. Todas as luminárias são codificadas e têm identificação própria. Dessa forma, quando elas forem localizadas, será fácil de conectá-las ao consórcio IP Sul.