As obras em novo trecho da orla do Guaíba, entre o Arroio Dilúvio e o Parque Gigante, estão completando um ano em novembro. Desde que os trabalhos foram iniciados já foram executados 48% dos serviços previstos no trecho de 1,6 quilômetro.
Diferente do que havia sido definido anteriormente, a prefeitura irá fazer a primeira entrega de um espaço revitalizado nos próximos dias. A construção de um estacionamento de 150 vagas já foi concluída e será aberta para uso. Por enquanto, não previsão de instalação de área azul no espaço.
As obras na pista de skate junto com a parte mais próxima do Parque Gigante, com área verde, de caminhadas, e ciclovias; também estão bem avançadas. Porém, o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Marcelo Gazen, diz não estar avaliando novas liberações até o final da obra.
- É arriscado liberar estes espaços aos frequentadores por causa da circulação das máquinas e dos operários - destacou Gazen.
A conclusão total dos trabalhos é aguardada para fevereiro. O consórcio ACA/RGS é o responsável pelos trabalhos e irá receber R$ 50,60 milhões. A maior parte dos recursos vem do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O restante da verba vem do Fundo Municipal de Iluminação Pública e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
Três bares, idênticos aos existentes próximo à Usina do Gasômetro, também farão parte do complexo. O projeto foi idealizado pelo arquiteto Jaime Lerner. Para evitar a falta de sombra no trecho já inaugurado, serão plantadas 550 árvores no trecho.