A revitalização de novo trecho da orla do Guaíba não será entregue em outubro, conforme estipula o contrato. A coluna já havia antecipado a informação em maio.
O cronograma atual indica que, se tudo der certo, os trabalhos serão finalizados em fevereiro de 2021. Um aditivo de alteração de prazo já foi solicitado e está em análise.
As obras começaram em novembro de 2019. Até agora, apenas 35% dos serviços previstos foram realizados no trecho de 1,6 quilômetro da orla, entre o Arroio Dilúvio e o Parque Gigante. Já foram empregados aproximadamente R$ 13 milhões na obra. Ao todo, o consórcio ACA/RGS irá receber R$ 50,60 milhões.
"Apesar de nunca ter sido paralisada, a obra de revitalização do trecho 3 da orla do Guaíba foi impactada pela pandemia, devido à dificuldade da empresa executora com relação a recursos humanos (contratação de mão-de-obra e alguns funcionários afastados) e fornecimento de insumos durante o tempo de fechamento da construção civil. Ainda que as obras públicas tenham prosseguido, asseguradas como essenciais por decreto, sofreram desaceleração devido à situação de fornecedores, inseridos na cadeia geral da construção civil", informa a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim).
A maior parte dos recursos vem do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A prefeitura tinha até este mês para usar toda a verba sob pena de perdê-la. Porém, a prorrogação de prazo do financiamento está em tramitação. A nova data final para uso do recurso será transferida para fevereiro de 2022. O restante da verba vem do Fundo Municipal de Iluminação Pública e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
A obra mais vistosa até agora é a pista de skate. Até agora, 40% dos serviços foram finalizados. O estacionamento para 150 vagas foi concluído na semana passada.
- O estacionamento para 150 veículos, junto ao canteiro central da avenida Edvaldo Pereira Paiva, está pronto para ser utilizado, assim que a liberação de áreas de lazer for possível - destacou o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen.
Já a construção das 27 quadras esportivas atingiu 9% de execução. A orla terá espaços de futebol society, quadras de vôlei de praia, beach tênis e de tênis, além de vestiários.
Três bares, idênticos aos abertos hoje próximo à Usina do Gasômetro, também farão parte do complexo. O projeto, idealizado pelo arquiteto Jaime Lerner, também terá ciclovia e esplanada. Para evitar a falta de sombra vista no trecho já inaugurado, serão plantadas 550 árvores no trecho.