
A revitalização do novo trecho da orla do Guaíba, que deveria estar chegando ao fim, teve seu valor reajustado. Conforme estipula o contrato, as obras realizadas pelo consórcio ACA/RGS vão custar mais caro para a prefeitura.
Para executar as melhorias no trecho de 1,6 quilômetro da orla, entre o Arroio Dilúvio e o Parque Gigante, as empresas irão receber R$ 50,60 milhões, valor R$ 4,43 milhões maior do que quando a licitação foi realizada, em agosto de 2019. O item principal de reajuste foi o aumento da distância de transporte em razão da jazida de terra escolhida.
No começo do mês, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) garantia que a obra seguia para a conclusão no mês de outubro, mesmo que os serviços só estejam 27% concluídos.
Ainda que não se saiba quando a obra como um todo ficará pronta, a pista de skate deverá ser finalizada no prazo, em outubro. A informação foi repassada pelo consórcio durante vistoria às obras realizada pelo prefeito Nelson Marchezan em maio.
A revitalização foi desenvolvida pelo arquiteto Jaime Lerner. O financiamento da obra ocorre por meio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
A prefeitura tem até o mês que vem para usar todos os recursos. Como isso não irá ocorrer será necessário negociar com o banco uma prorrogação de contrato.
Nesse caso, o banco precisará ser convencido de que as obras estão em andamento. Se a reforma estiver parada, a CAF poderá cancelar as parcelas.