Enquanto ela ganha forma na orla do Guaíba, novas imagens mostram como deve ficar a megapista de skate que tem previsão de entrega até outubro.
Considerada a maior da América Latina e uma das maiores do mundo, a “cereja do bolo” do chamado trecho 3 da Orla, junto ao Parque Marinha do Brasil, terá cinco formatos diferentes em 6,2 mil metros quadrados.
— Será uma pista muito democrática, atendendo todos os níveis, do iniciante ao de alta performance — destaca Frederico Cheuiche, arquiteto e sócio-diretor da Spot Skateparks, empresa que está executando os trabalhos junto ao consórcio ACA/RGS.
Em recente atualização do projeto, foram acrescentadas referências a elementos com significado para os skatistas em Porto Alegre: o corrimão da Câmara de Vereadores, que já virou capa de revista de nicho e uma espécie de ponto turístico dos skatistas, os bancos de madeira do calçadão de Ipanema, na Zona Sul, e a ponte ondulada da Praça Itália
— Com a vantagem de que ali skate nenhum vai cair na água — acrescenta Frederico, referindo-se ao incidente vivido por incontáveis skatistas no lago ao lado do Praia de Belas Shopping.
Titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen relata que a pista está em torno de 20% concluída.
— Atualmente, já foram executadas a terraplanagem, a drenagem, as escavações preliminares e as instalações hidráulicas e produção do madeiramento que vai dar o formato — explica o secretário.
A pista será certificada pela Confederação Brasileira de Skate, e há uma expectativa de que coloque a cidade na rota dos grandes eventos do esporte.
— Deve consolidar Porto Alegre como uma referência no skate — aposta Gazen.
Modalidade vertical:
Snake run: do mesmo tipo que a do parque Marinha do Brasil, tem o formato de uma serpente. Com altura que varia de meio metro a 2m20cm, ela será feita em concreto armado com polimentos manuais e bordas propícias para manobras.
Flow park: a profundidade desta pista vai variar de 1m45cm a 2m50cm, com rampas de diferentes alturas. No centro, terá um equipamento para manobras em formato de submarino. Essa é uma pista de alta performance, provavelmente, a escolhida para a realização de competições.
Bowl: em formato de piscina, lembra as pistas californianas dos anos 1970. Segue o padrão americano de bordas pré-moldadas, com acabamento em pastilhas cerâmicas. Terá profundidade de 2m10cm a 3m30cm
Modalidade street
Street plaza: o tipo de pista que existe no IAPI, que simula os obstáculos reais das cidades. Terá elementos bem urbanos, como tampas de bueiros elevadas e hidrantes. Deve reproduzir também o corrimão da Câmara de Vereadores da Capital, os bancos do calçadão de Ipanema e a ponte ondulada da Praça Itália.
Street flow: é composta de corrimãos, caixotes e rampas que facilitem ao skatista pegar embalo sem precisar botar o pé no chão. No centro, terá rampas escultóricas com formatos de moedas.