O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) recebeu um importante reforço no combate ao coronavírus. Dez novos leitos de terapia intensiva foram criados e já estão em funcionamento na instituição.
Eles estão posicionados temporariamente na área da sala de recuperação do centro cirúrgico, que está com movimento reduzido por causa do cancelamento temporário de cirurgias eletivas. Os primeiros pacientes começaram a ser atendidos desde quinta-feira (26).
E, nos próximos dias, o hospital abrirá mais dez leitos. Eles estão sendo instalados no bloco B, um dos dois anexos que foram construídos recentemente.
O primeiro lote de camas para o novo Centro de Terapia Intensiva (CTI) chegou na terça-feira (24). Os equipamentos foram adquiridos com recursos emergenciais do Ministério da Saúde, como parte do plano de enfrentamento da Covid-19. Na quinta-feira (26), um novo lote foi entregue, incluindo camas eletrônicas, respiradores, eletrocardiógrafos, monitores e máquinas de hemodiálise.
A instalação destes leitos será concluída até quinta-feira (2). O oferecimento deles, porém, ainda depende da obtenção de Habite-se junto à prefeitura de Porto Alegre. O hospital também já começou a chamar profissionais de cadastro reserva para trabalharem na nova unidade.
No início de março, o governo federal autorizou a liberação de R$ 47 milhões para o hospital equipar o novo CTI, que terá capacidade total para 105 leitos. A instalação será gradual, por módulos, conforme as necessidades em função do avanço da pandemia. Para a condução desse projeto, o HCPA trabalha em parceria com os ministérios da Saúde, da Educação, da Economia e as secretarias Municipal e Estadual da Saúde.